PALAVRAS DO PRESIDENTE

Prezados Acadêmicos, Amigos e Homenageados da ABRAMMIL.

A Academia Brasileira de Medalhistica Militar (ABRAMMIL) foi fundada em 1º de março de 2007 e tem como Patrono D. João VI.

A ABRAMMIL foi criada primordialmente com a finalidade de em vida homenagear pessoas e instituições que se destacaram em suas respectivas áreas profissionais e ou pelos seus atos morais, sociais, patrióticos e culturais para o bem da sociedade e o progresso do Brasil.

A Academia também promove a cultura através de Concursos Literários, Salão de Artes Plásticas e Concursos Musicais, concedendo prêmios; promove projetos culturais e sociais para apoiar instituições, com o intuito de difundir a cultura, as tradições e o patriotismo e divulga a história do Brasil no exterior e no território brasileiro através de palestras e seminários.

A Academia possui Estatuto, Regulamento Interno, tem a utilidade Pública do Estado do RJ, é Registrada na União Europeia e Cadastrada na ONU.

Somos 185 Acadêmicos, divididos em, 10 Beneméritos, 25 Eméritos, 50 Titulares e 100 Honorários.

Temos nosso lema “ Semper Fidelis “ que norteiam o Caráter dos Acadêmicos, e nos orgulhamos dos dizeres “ Amor por Princípio, Disciplina por Base e Progresso por Fim “ que norteiam os compromissos de nossa Academia.

Possuímos nosso Hino, nosso Fardão, nossa Condecorações próprias e realizamos anualmente três Cerimônias na cidade do Rio de Janeiro:

  • Na 1ª Cerimônia comemoramos nosso Aniversário de criação, onde fazemos a entrega de Diplomas de AMIGO da ABRAMMIL, para três Pessoas Ilustres que de alguma forma contribuíram para o engrandecimento da Academia, elevamos Acadêmicos e damos posse a novos Acadêmicos;
  • Na 2ª Cerimônia realizamos a premiação do nosso Concurso Literário e a entrega de condecoração de outra instituição que tem parceria cultural com a ABRAMMIL;
  • Na 3ª Cerimônia realizamos a premiação do nosso Salão de Artes Plásticas e homenageamos um país através de seu Embaixador ou Cônsul.

Fazemos nossas cerimônias em centros culturais e de destaque, para que possamos conhecer e passar a história destes espaços do saber; e

Homenageamos em todas nossas cerimônias pessoas e instituições, concedendo medalhas, que são cadastradas no Exército Brasileiro e no Ministério da Cultura.

Com isso, a ABRAMMIL

  • Tem como objetivo reunir em eventos a sociedade brasileira representada por todos os seus seguimentos: Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judiciário, Forças Armadas, Forças de Segurança, Empresários, Mídia, Artistas, Instituições Civis, Instituições Militares e Outros; que tenham em seu cunho o pensamento positivista de Integração e Engrandecimento do Brasil.
  • Sendo necessário também abrir espaços entre estes representantes para que seja possível a troca de informações e experiências que possam contribuir para o crescimento individual e o crescimento do nosso país.
  • Além de considerarmos que a integração e a valorização do ser humano são fundamentais para que nós tenhamos consciência da importância da convivência fraterna e desprovida de interesses, tenhamos um Brasil melhor e cidadãos patrióticos que pensem em um futuro social e moral para nossos filhos amados.

AFIRMOU Monteiro Lobato “ Um País se faz com livros e homens ”, nós da ABRAMMIL acrescentamos: “ E com exemplos ”.

  • Assim, no momento em que o País convoca as suas energias para o grande salto rumo ao futuro, acreditamos que uma das fontes onde ele pode encontrar forças e inspiração é a do exemplo dos seus grandes filhos.
  • País jovem, de proporção continental, tão assoberbado de problemas quanto cumulado de belezas e riquezas, o Brasil deve a sua grandeza, sua liberdade, sua unidade e sua projeção internacional à ousadia dos bandeirantes, à fé dos catequistas, ao idealismo dos inconfidentes, à sabedoria dos legisladores e à inteligência, coragem e dedicação dos seus soldados e diplomatas.
  • Assim, no momento em que o país convoca as suas energias para o grande salto rumo ao futuro, acreditamos que uma das fontes onde ele pode encontrar forças e inspiração é a do exemplo dos seus grandes filhos.
  • País jovem, de proporção continental, tão assoberbado de problemas quanto cumulado de belezas e riquezas, o Brasil deve a sua grandeza, sua liberdade, sua unidade e sua projeção internacional à ousadia dos bandeirantes, à fé dos catequistas, ao idealismo dos inconfidentes, à sabedoria dos legisladores e à inteligência, coragem e dedicação dos seus soldados e diplomatas.
  • E é com o exemplo das personalidades do passado e das ações das pessoas do presente que mereçam o nosso reconhecimento pelos seus atos morais, sociais, patrióticos e culturais, possamos projetar para nossos filhos, lições e incentivos para o engrandecimento desta grande nação
  • Portanto, é com patriótico orgulho que concedemos às pessoas e instituições, condecorações e prêmios para incentivá-los cada vez mais “ à consagração do nosso passado, à tomada de consciência de nossas responsabilidades no presente e um vibrante estímulo para o futuro ”.

Aos nossos Acadêmicos, Amigos e Homenageados é uma honra tê-los conosco na ABRAMMIL.